FEELINGS, FOR ALL MY LIFE I’LL FEEL IT? MEMÓRIA E NOMADISMO DA CANÇÃO EM INGLÊS, DO BRASIL

Resumo: Este projeto de pesquisa dá continuidade a “A canção das mídias: memória e nomadismo”, que venho realizando, desde 2004. Esta nova investigação lança mão de pesquisas preliminares iniciadas há uns anos e diz respeito à canção brasileira composta com letra em inglês. Expressiva em vendagem, mas não prestigiada pela intelligentsia tal como ocorreu com o repertório contemporâneo, representado, sobretudo, pelo Tropicalismo, a canção de protesto e de epígonos da denominada MPB, esta produção teve altos índices de vendas e gozou de grande popularidade. A despeito disso, ao que parece, o tema ainda não foi alvo de estudos acadêmicos mais exaustivos, nos termos que aqui propomos. Esta nova etapa do projeto mais amplo, dedicada àquilo que se usou denominar por “canção romântica” das décadas de 1970 surge, justamente, quando os gêneros rock e pop de língua inglesa já dominavam a paisagem sonora e quando a indústria fonográfica atingiu seu apogeu. Entre canções estrangeiras, sobretudo italianas, despontaria um repertório cantado em inglês por artistas nacionais, cuja identidade era camuflada como estadunidense. Partimos do conceito de “canção das mídias” (Valente, 2003), para analisar como a canção expressa, informa, corrobora, apresenta traços da cultura da qual faz referência e à qual se vincula.

Objetivos: Tendo como base inicial o repertório discográfico difundido em programas de rádio, além de depoimentos de pessoas, pretendemos analisar, dentre outros, aspectos tais como: – os pressupostos estéticos e comerciais concebidos pelo mercado fonográfico local, ao criar esse subgênero; – algumas das repercussões ante o imaginário incutido no público receptor, ao entender como estrangeiros os artistas locais; – as relações entre audiência e memória musical.

Problemática da pesquisa: As análises a serem realizadas levam-nos a tratar de uma problemática de pesquisa que visa dar respostas a: – Como este segmento de canções presentes nas mídias participavam do cotidiano do cidadão comum, sobretudo nas capitais metropolitanas? – Que elementos intrínsecos da composição contribuem para a aceitação da canção em inglês? – Como a estética do cover e de uma identidade inventada interferiram na concepção estética de períodos posteriores?

Resultados: Propõem-se, dentre outros possíveis: 1) pelo menos dois artigos destinado à publicação em revistas especializadas; 2) três comunicações em congressos (com publicação em atas) apresentando os resultados parciais do projeto, ao longo do seu desenvolvimento; 3) a promoção de um encontro científico, dedicado ao tema; 4) uma seleção dos textos mais significativos estará destinada a publicação, sob a forma de livro ou número especial de revista especializada; 4) à medida das possibilidades, registrar-se-ão depoimentos de memorialistas, artistas, produtores musicais, radialistas, críticos musicais e outras pessoas, resultando num documentário de média-metragem; 5) a criação de um programa de rádio, com a duração de 30 a 50 minutos, contendo depoimentos de entrevistados.

Palavras-chave: canção das mídias; memória, canção romântica brasileira em inglês (1970), paisagem sonora