Apresentação

O MusiMid teve sua origem em 2001, durante o XIII Encontro Nacional da Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), em Belo Horizonte, quando se reuniu, pela primeira vez, o GT Música e Mídia. A partir de 2003, o Grupo passou a se encontrar semanalmente para exposição e discussão de projetos de pesquisa particulares, estudo de temas específicos e oficinas, além das sessões de escuta. À parte essas atividades internas, o MusiMid vem promovendo diversas atividades acadêmicas e artísticas, em especial, os Encontros de Música e Mídia.

Hoje, o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) reúne uma equipe multidisciplinar que inclui, além de estudantes, músicos e musicólogos, especialistas com interesse voltado à música e suas implicações com as mídias. Entendida como sistema de significação, a linguagem musical exerce papel importante na construção dos signos da vida cotidiana. Nesse sentido, as pesquisas do MusiMid terão, como perspectiva, o estudo das diversas situações em que a linguagem musical, em suas variadas modalidades e manifestações, no processo comunicativo, interage na formação de textos artísticos e culturais.

Dentre outros aspectos, pretende-se analisar como os signos musicais constituem sistemas e processos, em relação ao eixo tempo-espaço, como atuam no campo social, tendo por referência as mídias (televisão, disco rádio etc.); como são produzidos, transmitidos, armazenados; que tipos de efeitos podem gerar nos seus intérpretes e receptores. Nesse ponto, são referências importantes as teorias musicológicas mas, também, da cultura e da mídia, as ciências humanas, em geral,a informática, a acústica (organologia, psicoacústica) e áreas relativas aos estudos da voz (fonoaudiologia, foniatria, fonética).

Vinculado ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) desde maio de 2007, o MusiMid já recebeu a visita de renomados teóricos, artistas e pesquisadores independentes de renome internacional, do Brasil e do exterior. O MusiMid mantém contato com pesquisadores dos principais centros de pesquisa, no País e no exterior, a fim de propiciar um diálogo amplo e interdisciplinar, nas diversas áreas em que a linguagem musical participa ativamente do processo comunicativo e, por conseguinte, da produção sócio-cultural e histórica, nas áreas de Comunicação (CISC, Intercom, ALAIC), Semiótica (ABS, IASS, CEO) e Música (Anppom, ABET, ICMS, IASPM).