UMA VEREDA TROPICAL: A SUAVE E MORNA BATIDA DO BOLERO MEMÓRIA E NOMADISMO DA CANÇÃO HISPÂNICA NO BRASIL

Esta nova investigação pretende retomar um projeto iniciado há uns anos e diz respeito à canção hispânica que teve larga presença nas décadas de 1940 a 1960. Mais particularmente, trataremos do bolero, um gênero-canção que chegou ao Brasil por intermédio do México: sua presença e suas repercussões junto à cultura brasileira. Reitere-se, aqui, o ponto de partida: o conceito de canção das mídias (Valente, 2003) como elemento ativo e de forte presença na cultura. Em sua transformação contínua, ou nomadismo, no dizer de Paul Zumthor (1997), a canção expressa, informa, corrobora, apresenta traços da cultura da qual faz referência e à qual se vincula. Tendo como base inicial o repertório discográfico difundido em programas de rádio, além de depoimentos de pessoas, pretende-se analisar, através de subprojetos conduzidos, igualmente, por participantes do MusiMid e convidados, aspectos tais como: 1) as relações entre audiência e memória, a partir do repertório executado nos programas radiofônicos; 2) o impacto da permanência de artistas divulgadores da canção de origem estrangeira (sobretudo hispânica) e o surgimento de vertentes abrasileiradas, nas mídias locais; 3) as canções presente nas mídias como elemento constituinte das histórias de vida e do cotidiano do cidadão comum, no Brasil, sobretudo nas capitais metropolitanas; 4) peças de repertório incorporadas à paisagem sonora brasileira, por intermédio do rádio e, posteriormente, da televisão.

Participantes: Heloísa de A. Duarte Valente, Raphael F. Lopes Farias, Rafaela R. González, Marcelo Abud, Juliana Coli, Aparecido Donizeti Rodrigues, Saulo Alves, Simone Luci Pereira. Convidados: Adelcio Camilo Machado, Evandro Higa, Gabriela Marinho, Isabel Porto Nogueira, Luis Omar Montoya Arias.

UMA VEREDA TROPICAL: A PRESENÇA DA CANÇÃO HISPÂNICA, NO BRASIL

O livro é resultado do projeto de pesquisa de membros do MusiMid (dissertações de Mestrado) e contou com importantes contribuições de pesquisadores convidados, que participaram como debatedores e palestrantes do 10º Encontro Internacional de Música e Mídia (2014). Inclui textos de Heloísa de A. Duarte Valente, Rafaela R. González, Raphael F. Lopes Farias, Adelcio Camilo Machado. Convidados: Angel Quintero Rivera, Luis Omar Montoya Arias, Evandro Higa, Isabel Nogueira, Jamile Ayres, Guilherme Maia e Maria Gabriela Marinho.