Formas de atuação

O objetivo do grupo é desenvolver projetos de pesquisa, oferecer cursos e oficinas, em diversos níveis (universitário, de extensão universitária, pós-graduação ou livres). Desde que o MusiMid se constituiu formalmente, em 2003, vem promovendo atividades internas, vem promovendo diversas palestras e encontros.

Dentre os convidados que já participaram de atividades do MusiMid, incluem-se estudiosos de notório saber, tais como Jean-Yves-Bosseur, François Delalande, Gilberto Mendes, Anselmo Guerra, Silvia Berg, Christian Marcadet, Susana González-Aktories, Silvia Zambrini, Susana Sardo, Achille Picchi, Juan Pablo González, Mauricio Berú, Sergio Casoy.

O MusiMid também promove reuniões regulares dos subgrupos de pesquisa, além de palestras e encontros científicos. Destaque especial tem os Encontros de Música e Mídia. Os Encontros de Música e Mídia surgiram da necessidade implementar os estudos interdisciplinares, envolvendo música, mídia e suas circunstâncias.

O 1º Encontro realizou-se em 2005, sob o tema “As múltiplas vozes da cidade”; o 2º Encontro tratou das interfaces entre a música e as linguagens verbais: “Verbalidades, musicalidades: temas, tramas e trânsitos” (2006); o 3º Encontro tratou das inter-relações entre música e toda forma de representação imagética, inclusive (d)ela própria: “As imagens da música” (2007). Estas reuniões científicas contaram com a colaboração do SESC Santos.

Desde 2008, os Encontros vêm sendo realizados na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Sempre com a participação de convidados externos, os Encontros têm suas atas editadas e catalogadas junto à Biblioteca Nacional, com número de ISBN. Periodicamente, são incorporadas a esta página. Aguardamos a sua visita!