- Performance: o corpo do músico e suas diversas mediações, ao longo da história. O papel da tecnologia nos processos da comunicação poética;
- A concepção de instrumento musical e sua interpolação com as diversas mídias sonoras existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade);
- As variações dos padrões de escuta e de gosto, propiciadas pela introdução das diferentes mídias sonoras (os diferentes estágios da evolução tecnológica e hábitos perceptivos);
- Paisagem sonora: a transformação sofrida pelo meio ambiente acústico, em determinado contexto sócio-histórico-cultural e suas conseqüências no que toca à formação de novos padrões estéticos;
- As múltiplas interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas e outras mídias;
- A música na mídia como elemento de memória cultural e musical, bem como a capacidade de a memória cultural favorecer ou engendrar determinados padrões de estética musical;
- Os cruzamentos possíveis de gêneros (fusão, cross over, hibridismo, mestiçagem entre outros);
- As relações entre criação artística, público, políticas culturais e educativas e a criação de padrões de gosto estético;
- A canção das mídias ante o mundo contemporâneo: questões de identidade e vínculo afetivo; gênero; a constituição de valores estáveis na era do efêmero;
- A música e seu papel crucial como elemento privilegiado da mega-indústria do entretenimento.