Os temas estudados no âmbito do Centro englobam várias frentes de atuação, baseados nos seguintes pressupostos teórico-metodológicos:
- A performance se dá a partir do corpo do músico e suas diversas mediações, ao longo da história. Daí surgem os modelos de performance, em particular da voz e do canto;
- O papel da tecnologia é determinante nos processos da comunicação poética; a concepção de instrumento musical e sua interpolação com ao diversos dispositivos existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade) e plataformas midiáticas constituem eixo analítico;
- As variações dos padrões de escuta e dos padrões de gosto e sensibilidade estética, em virtude da introdução das diferentes mídias sonoras (em seus diferentes estágios de evolução tecnológica) interferem nos processos de criação;
- A paisagem sonora: as transformações sofridas pelo meio ambiente acústico, interferem na sensibilidade e traz consequências no que toca à formação de novos padrões estéticos;
- As múltiplas interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas e outras mídias propiciam cruzamentos possíveis de gêneros (fusão, cross over, hibridismo, mestiçagem entre outros);
- A música que tem sua existência nas plataformas midiáticas é construto da memória cultural e da própria linguagem musical;
- A canção das mídias ante o mundo contemporâneo: aspectos relativos a identidade, pertencimento e vínculo afetivo; a constituição de valores estáveis na era do efêmero;