A CANÇÃO ROMÂNTICA ITALIANA: PAISAGEM SONORA, CONSUMO CULTURAL E IMAGINÁRIO DO BRASIL NOS “ANOS DE CHUMBO”

É notória a contribuição da cultura italiana no Brasil, na cidade de São Paulo, sobretudo no início do século XX e após a II Guerra Mundial, período em que se estabelece e projeta internacionalmente o Festival de San Remo. Este projeto de pesquisa inventaria e analisa a música proveniente da Itália, que obteve sucesso expressivo no período compreendido entre 1960-1975, justamente a época em que a canção internacional, sobretudo italiana, domina as paradas de sucesso e de vendagem (Morelli, 2009). Para tanto, irá considerar como fontes de investigação, além de bibliografia, o repertório discográfico executado nos programas de rádio e televisão disponíveis e depoimentos. Dada a relevância e completude, elegemos catalogar e inventariar o acervo pessoal – sobretudo discográfico e audiovisual -pertencentes ao cantor, radialista e produtor Filippo d’Anello (Dick Danello). O projeto consiste em 3 subprojetos e pesquisa partirá de uma lista dos sucessos mais executados e solicitados pelos ouvintes do programa “Parlando d’amore” (1974-…), produzido e apresentado por Danello para proceder à catalogação e análise das canções. Para tanto, a referência teórico-metodológica baseia-se nos critérios de análise propostos pelo musicólogo Christian Marcadet (2007).

Participantes: Heloísa de A. Duarte Valente, Leonardo Corrêa Bonfim, Raphael F. Lopes Farias, Yuri Behr. Convidados: Adelcio Camilo Machado, André Rezende, Edson Pfützenreuter, Denise Durante, Rodrigo Vicente.

A canção romântica no Brasil dos “anos de chumbo”: Paisagens sonoras e imaginário na cultura midiática. Organizadora: Heloísa de A. Duarte Valente. São Paulo: Letra e Voz, ISBN 2018 978-85-93467-13-4