10encontro_facebook_evento

10º Encontro: balanço geral

O Centro de Estudos em Música e MídiaMusiMid promoveu, entre os dias 17, 18 e 19 de setembro de 2014 no auditório principal do campus Indianápolis da UNIP, o 10º Encontro Internacional de Música e Mídia: Com som. Sem som. Liberdades políticas; liberdades poéticas. O evento científico e artístico envolveu pesquisadores, professores, profissionais liberais, estudantes e artistas.

O tema do evento surgiu em finais de 2013, a partir de um diálogo das organizadoras com o corpo editorial da Revista Resonancias, do Chile. A ideia inicial era de elaborar um projeto amplo, com participação internacional, acerca das diversas efemérides relacionadas a música, política e liberdade (ou privação) de expressão, a partir das diversas efemérides: 100 anos da I Guerra Mundial, 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, 50 anos do golpe militar, 40 anos da Revolução dos Cravos,30 anos do movimento Diretas-Já, dentre tantos outros. A relevância científica de um empreendimento dessa estatura se justificava: o tema não vem sendo o centro prioritário das atenções dos estudos musicológicos e tampouco na área da Comunicação, em enfoque interdisciplinar.

O 10º Encontro se orientou por quatro eixos temáticos: 1. História/historicidade/temporalidade; 2. Escuta e apropriações da música nos eixos espaço-temporais; 3. Formas e formas de composição e transmissão; 4. Novos mundos, novos signos musicais. Foi assim que foram concebidas palestras, mesas-redondas e sessões temáticas, agregando convidados de diferente formação intelectual e produção técnico-acadêmico-científica. O objetivo central era o de colocar em discussão as diversas relações que se podem estabelecer entre política e música, no mundo contemporâneo; destacar as interpretações e (re)apropriações do repertório musical trazido pelos movimentos sociais, as correntes filosóficas e estéticas da arte e, claro, a própria flutuação da música – nomadismo, no entender de Zumthor- nos suas diversas formas de apropriação.

Vários dos convidados, de reconhecimento internacional, são já assíduos: David Dunaway, Susana Sardo e Marita Fornaro já estiveram presentes anteriormente. Maria Mercedes Liska e Miguel Angel García participaram pela primeira vez e Daphne Patai registrou um depoimento gravado em vídeo.

Após a abertura do evento, com a presença da Profª Drª Marina A. López Soligo, coordenadora da Pós-Graduação da UNIP, deu-se início aos trabalhos. Foram 5 mesas-redondas, sessões temáticas, recitais de música, a projeção do documentário  O sole mio! Música italiana, na terra da garoa.(Realejo Filmes, 2013), produzida pelo MusiMid, com o trabalho de Heloísa de A. D. Valente e Marta Fonterrada. O evento incluiu, na programação, uma sessão de lançamento de obras (livros, revistas, filmes e discos).

Com relação aos participantes que submeteram comunicações, o 10º Encontro deparou com um alto contingente de participantes de cidades do interior e de outros estados. Isso só vem a reiterar a importância dos estudos na área e a real necessidade de que esta venha a ser implantada nas universidades.

Todas as comunicações apresentadas serão incluídas nos anais do Encontro, em publicação digital disponível, em breve, na página do MusiMid. Toda a programação constante do Caderno de Resumos (consultável em www.musimid.mus.br/10encontro), bem como as atas, incluindo os textos completos enviados pelos autores. Graças à colaboração da UNIP, o evento foi registrado em vídeo, na sua íntegra e poderá ser visto, em breve, na página do MusiMid (conta MusiMidfilmes).

Concluiu-se mais um Encontro, com a expectativa de sua continuidade nos anos que seguirão – se pudermos atender às manifestações de apoio entusiasmado dos participantes, do estudante iniciante da graduação ao livre-docente de prestígio.

Equipe de trabalho: A coordenação do evento esteve sob a coordenação geral das professoras doutoras Heloísa de A. Duarte Valente e Simone Luci Pereira, com a participação dos professores-doutores Adalbaerto Paranhos, Márcia Ramos de Oliveira, Carla Delgado de Souza e André Egg como convidados na organização científica.

Heloísa de A. Duarte Valente e Simone Luci Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>