Ciclo de leituras em música e mídia

ciclodeleituras
O Ciclo de Leituras surgiu em 2011, como uma necessidade dos alunos da disciplina Música e Cultura das Mídias de expandirem alguns debates que se originaram a partir dos conceitos estudados ao longo do curso e que, para isso, pediam uma carga horária maior. Agora é retomada pelos pesquisadores do do Centro de Estudos em Música e Mídia— MusiMid, formado por ex-alunos já titulados como mestres e doutores, além de convidados especiais.
No primeiro módulo, serão discutidos dois textos que tratam do ato da escuta: o capítulo “Tipos de comportamento musical”, do livro Introdução à sociologia da música, de Theodor W. Adorno (2011), e o capítulo “Modos de escuta”, do livro Música e mediação tecnológica, de Fernando Iazzetta.

Ministrantes do módulo 1

Fabiana Moura Coelho
Flautista. Doutora em Música pela USP, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Iazzetta. Mestre em Música pela UFMG, com graduação em Música pela Unicamp. Interesses nas áreas de performance, mídias, acústica, produção da voz e trato vocal, timbre.
Luiz Fukushiro
Mestre em Educação pela Feusp e graduado em Comunicação Social – Hab. em Jornalismo pela ECA–USP. Coordenador do núcleo de música do laboratório experimental de arte-educação e cultura (lab_arte) da Feusp, atua profissionalmente como designer gráfico e desenvolvedor web.

Coordenação

Heloísa de A. Duarte Valente
Simone L. Pereira

Proponentes

Fabiana Moura Coelho
Luiz Fukushiro
Simone L. Pereira
Heloísa de A. Duarte Valente

Como participar

Preencha o formulário abaixo, informando nome, situação acadêmica (graduação, mestrado, doutorado; concluído ou em andamento) e uma justificativa que aponte o interesse em participar do Ciclo.
[contact-form-7 id=”301″ title=”Ciclo de leituras em música e mídia”]

Dinâmica das reuniões

Discussão dos textos listados, que devem ser previamente lidos e fichados pelos participantes.

Local

Unip Campus Indianópolis
Rua Dr. Bacelar 1212, 4º andar
Horário: 14 às 16h

Observações gerais

  • Vagas limitadas ao número de lugares disponíveis.
  • Será conferido certificado de participação àqueles que tiverem 80% de frequência.
  • Mais de uma falta sem justificativa cancela automaticamente a inscrição.
  • Inscrições gratuitas.

Bibliografia inicial

  • ADORNO, T. W. Introdução à sociologia da música. São Paulo: Edunesp, 2011.
  • IAZZETTA, F. Musica e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
  • ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2005a.
  • ______. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Cotia: Ateliê Editorial, 2005b.