9º Encontro Internacional de Música e Mídia



Apresentação
Sobre o 9º Encontro Internacional de Música e Mídia:

O 9º Encontro Internacional de Música e Mídia é uma iniciativa do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid. O Grupo de Pesquisa – registrado no Sistema Grupos, do CNPq e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Música do Depto. de Música da ECA/ USP– é formado por profissionais do meio acadêmico e artístico de formação multidisciplinar, além de estudantes de graduação e pós-graduação. Provenientes das universidades mais conceituadas do país e do exterior, esses pesquisadores têm como centro de interesse comum o estudo das múltiplas relações entre música e suas formas de comunicação e recepção.
Visando ampliar os debates e estendê-los à comunidade interessada no tema, o grupo vem realizando anualmente os Encontros de Música e Mídia: As múltiplas vozes da cidade (2005); Verbalidades, musicalidades: temas, tramas e trânsitos (2006), As imagens da música (2007), O Brasil dos Gilbertos: Gilberto Freyre, João Gilberto, Gilberto Gil e Gilberto Mendes (2008), E(st)éticas do som (2009), Música: De /Para (2010), Música, memória: tramas em trânsito, (2011), Tão longe… Tão perto… A música nômade  (2012) realizados no SESC-Santos e nos auditórios da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em sua nona edição, o tema do encontro será O gosto da música dividido em quatro temas principais:
Neste ano de 2013, o evento tem, como coordenadores externos os professores doutores Eduardo Paiva (Unicamp) e Magda D. Pucci (Mawaca). O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMUS/ ECA-USP.) e do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.
O local de realização será o auditório Lupe Cotrim, da ECA-USP, que oferecerá a infraestrutura logística e institucional. A programação está voltada ao público universitário e interessados em geral, oferecendo certificados, mediante inscrição e frequência nas atividades. Será entregue, aos inscritos, exemplar dos anais do congresso, contendo os trabalhos completos dos participantes que submeteram textos para apresentação. À medida do possível, as atividades principais contarão com transmissão pela IPTV.




Estrutura geral do evento:

O 9º Encontro se desenrolará, tendo, dentre as suas atividades: Mesas redondas, com debatedores convidados; palestras; oficinas, apresentações artísticas e sessões temáticas de trabalhos escritos e audiovisuais, exposição de pôsteres (vide formas de participação e respectivo regulamento):

Mesas-redondas: As mesas-redondas terão, como objetivo principal, debater as questões acima e serão distribuídas de acordo com a natureza das linguagens: sonoras, audiovisuais e de cena (ao vivo). Os participantes apresentarão suas considerações tendo, como parâmetro, os eixos temáticos descritos.

Sessões temáticas: Compostas por trabalhos submetidos ao comitê científico e selecionados pelo comitê de leitura. Poderão constar de comunicações orais, audiovisuais e pôsteres.

Apresentações artísticas e musicais: Fazem parte das atividades complementares do evento.


Modalidades de participação

O Encontro será composto de apresentações de trabalhos por especialistas convidados, mas também aceitará a inscrição de trabalhos selecionados, que deverão ser submetidos ao comitê de leitura. Também serão aceitos participantes ouvintes, mediante inscrição. Para tanto, o interessado deverá utilizar o sistema eletrônico disponível no hot site do evento, em: http://www.musimid.mus.br/9encontro.


Instruções para a submissão de TODAS as propostas de trabalho:

Serão aceitos trabalhos em três modalidades: textos escritos, pôster e audiovisual (formato DVD) em português, espanhol ou inglês. Para todos eles, será necessário o envio de resumo, como indicado, a seguir:
O resumo, contendo entre 200 e 250 palavras, deverá ser enviado, impreterivelmente até 2 de junho de 2013, para o e-mail musimid9@gmail.com. Nele, deve incluir:
5 a 10 referências bibliográficas, utilizando o sistema Chicago (autor/data),
3 a 5 palavras-chave, além do título.
O corpo do texto deverá mencionar a) justificativa; b) objetivos; c) referencial teórico; d) metodologia; e) resultados. Formatação: arquivo em word (.doc/ 2003 ou 2007 docx.); Fonte: Times New Roman; Tamanho: 11; Espaçamento: simples. Anexar uma nota biográfica resumida (máximo 4 linhas).
A divulgação dos resultados será anunciada até o dia 30 de junho, na página do MusiMid (www.musimid.blogspot.com). Pede-se ao interessado confirmar participação no evento em até 7 dias.



Critérios de seleção e de julgamento (todos os trabalhos):

·        Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê de Leitura, presidida pela coordenação do evento;
·        Somente serão avaliados os trabalhos explicitamente referentes à temática do evento e que estiverem de acordo com as normas de prazo e formatação;
·        Serão aceitos os trabalhos que versarem sobre um dos temas gerais (vide eixos temáticos, neste documento) e/ou que apresentem pesquisas em andamento que envolvam interfaces multidisciplinares entre música e mídia. Para tanto, devem ser mencionadas, com clareza, as referências bibliográficas e metodológicas. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, nas diferentes áreas do conhecimento relacionadas a música e comunicação e ciências afins (musicologia, história, antropologia, semiótica, estudos culturais, comunicação etc.), de acordo com as normas de edição, em redação definitiva e corrigida. Em casos de ininteligibilidade da redação, o resumo será recusado, não havendo possibilidade de recurso.
·        Não será permitida a substituição de arquivo do resumo nem do texto completo.
·        Os critérios de avaliação do conteúdo do texto, pelos pareceristas (pelo menos dois) serão os mesmos adotados pela Anppom- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

Submissões aprovadas:
Instruções para a apresentação dos trabalhos completos:


Textos escritos:

A versão completa dos textos (entre 10 e 25 páginas) deverá ser entregue até o dia 12 de agosto, já em sua versão final, com o formato de edição e revisão de texto. (Por ocasião da divulgação dos resultados, será divulgado, na página do MusiMid, o modelo de edição do texto) Todos os trabalhos enviados dentro do prazo regulamentar serão publicados nas atas disponíveis “on line” (indexadas pela Biblioteca Nacional) na página do MusiMid e, à medida que se obtenha financiamento. Note-se que o autor é responsável pela revisão do texto e solicitação de autorização de reprodução de imagens aos detentores dos direitos autorais. Trabalhos finais que estiverem fora dos padrões de edição serão automaticamente recusados.

Textos audiovisuais:

Os trabalhos em audiovisual deverão ter uma duração entre três e dez minutos, e deverá ser apresentada no formato DVD. Constará de uma sessão temática destinada a modalidades dessa natureza. O resultado final deve conter toda a ficha técnica. (Dependendo da quantidade de participações, a peça poderá ser incluída nos anais.)

Pôsteres:

Os pôsteres deverão conter: título do trabalho, instituição, autores, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e as referências bibliográficas mais importantes. O número mínimo de palavras no pôster é 180, e o máximo 250.
Deverá ter as seguintes dimensões: altura 130 cm – Largura: 80 cm. (Por ocasião da divulgação dos resultados, apresentaremos sugestões para sua montagem).
Os pôsteres deverão ser montados no dia a ser anunciado no programa final, de acordo com numeração e horário divulgados junto com o aceite, na página do evento.
A presença do apresentador é obrigatória durante os horários fixados para sua exibição.
A retirada do pôster é de responsabilidade dos autores e deverá ocorrer logo após o período de exposição.

Apresentação dos trabalhos durante o evento:

Os trabalhos escritos selecionados terão um tempo total de 20 minutos de apresentação. Poderão ser incluídos exemplos em data-show (power point), áudio digital, filme digital (DVD). Cada expositor deve ter claro que a apresentação de oral deve integrar-se ao texto escrito.
Os trabalhos em áudio e vídeo terão até 15 minutos totalizando comentários e exibição.
Os pôsteres ficarão expostos em local a ser anunciado e deverão necessariamente ter a presença dos autores para sua apresentação, em horários a serem divulgados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>