7º Encontro Internacional de Música e Mídia: PALESTRAS

O Vórtice Cultural do Pós-Guerra e a Reconfiguração dos Paradigmas Artísticos
Nicolau Sevcenko
As décadas de 1950. 60 e 70 assistiram a transformações radicais tanto dos fundamentos estéticos, quanto das práticas e dos modos de difusão das obras de arte, nas suas diferentes especialidades.  Um dos fatores fundamentais, por trás dessas mudanças, foi a ampliação da sensibilidade espaço-temporal de alguns grupos de artistas, ligados a distintas modalidades e concepções do fazer artístico. Essa percepção e formulação dilatadas, de seus projetos, dotou esses artistas de novas potencialidades criativas, de grande impacto cognitivo, social, político e ambiental. As artes se tornaram historicamente situadas, eticamente engajadas, críticas do contexto tecnológico e estrategicamente infiltradas na vida cotidiana das grandes cidades mundiais.
Música e imagem em movimento: Motion Picture Moods  e a memória do cinema mudo – o caso chileno.
Juan Pablo González
Esta conferência explora o forte vínculo entre visualidade e música que desenvolveu o cinema desde seus primórdios. A fonte principal para este estudo é o manual Motion Picture Moods For Pianists and Organists (Nueva York, 1924), que oferece cerca de 300 peças organizadas segundo 52 estados de espírito e situações representadas ou conotadas por cada um destes. É objetivo desta pesquisa documentar o uso, no Chile, da música contida neste Manual ou, pelo menos, o âmbito de sua influência na prática de cineastas e músicos locais. A recuperação e o estudo do acervo cinematográfico antigo não estariam completos sem a recuperação e análise de suas práticas musicais associadas. Tanto a imagem quanto os sons a ela agregados fazem parte da reconstrução da memória de um povo. Frise-se que a música tem a virtude de fazer emergir – com essa dimensão invisível e profunda que enche de vida e significado – as mudas imagens em movimento.
Música, política e a vontade de cantar.
David King Dunaway
Uma “névoa romântica” tem, há muito tempo, cercado o estudo da cultura popular. Muitos colecionadores e entusiastas da folk music são pessoas românticas e, com frequência, patriotas. Isso porque a nobreza de espírito comum à folk music está enraizada, nas suas origens, nos povos e nas paisagens de um país. Suas canções são esculpidas a partir dos contornos da terra e das experiências originárias das comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.