23 de setembro

9h00–9h30
Credenciamento

9h30–10h00
Solenidade de abertura

  • Profª Drª Marina A. López Soligo
    Coordenadora da Pós-Graduação da UNIP
  • Prof. Dr. Mauricio Ribeiro da Silva
    Coordenador da Pós-Graduação em Comunicação – UNIP
  • Profª Drª Heloísa de A. D. Valente
    Profª Drª Simone Luci Pereira
    Coordenadores do MusiMid

10h00–12h00
Palestra de abertura
La comunicación estética afro-americana y la cosmovisión de las músicas ‘mulatas’

  • Prof. Dr. Angel Quintero Rivera
    Universidade de Puerto Rico

12h00–14h00
Intervalo

14h00–16h00
Mesa-redonda 1
Estéticas, identidades e disjunções latinas

  • Gabriela Marinho
    UFABC
  • Guilherme Maia
    UFBA
  • Theóphilo Pinto
    FEBASP
  • Anselmo Guerra
    UFG

16h00–16h30
Intervalo

16h30–17h30
Homenagem Conrado Silva

  • Anselmo Guerra
  • Vanderlei Lucentini

17h00–17h15
Lançamentos

17h15–18h00
Recital
Lusque Fusque

  • Isabel Nogueira e Luciano Zanatta
  • Nikolas Gomes e Isadora Nocchi Martins

24 de setembro

8h30–10h00
Sessão temática 1 e 2

Comunicações orais

10h30–12h30
Mesa-redonda 2
Gêneros musicais: fronteiras e ambivalências

  • Isabel Nogueira
    UFRGS
  • Cláudia Mattos
    UFF
  • Adélcio Camilo
    UFSCAR
  • Evandro Higa
    UFMS

12h30–13h00
Debate

13h00–14h30
Intervalo

14h30–16h00
Sessão MusiMid

16h00–16h30
Intervalo

16h30–17h15
Peça radiofônica
Em torno de Mário de Andrade

  • Marta Fonterrada e Marcel de Oliveira Souza
    MusiMid

17h15–18h30
Palestra
O ‘violão’ em fontes iconográficas ibero-americanas: uma perspectiva brasileira

  • Beatriz Magalhães Castro
    UnB

25 de setembro

8h30–10h00
Sessão temática 3 e 4

Comunicações orais

10h30–12h30
Mesa-redonda 3
Sensibilidades transversas: visual e sonoro na América Latina

  • Micael Herschman
    UFRJ
  • Luis Mauro Sá Martino
    Cásper Libero
  • Edson Pfützenreuter
    UNICAMP
  • Ricardo Santhiago
    UNICAMP

12h30–13h00
Debate

13h00–14h30
Intervalo

14h00–16h00
Tertúlia

  • Julio Moracén
    UNIFESP
  • músicos convidados

16h00–16h30
Intervalo

16h30–18h00
Palestra de encerramento
O fruto do nosso amor: uma escuta etnomusicológica da música romântica comercial

  • Samuel Araújo
    UFRJ

18h00
Encerramento

Sessões temáticas

A estética de língua castelhana: Memória, nomadismo, desconstruindo as fronteiras da canção.

Coordenação Heloísa de A. Duarte Valente e Isabel Porto Nogueira

  • Marcelo de Campos Velho
    O inusitado nas relações musicais Brasil/América – proposta de processo criativo
  • João Vicente Ribas
    Performance e posicionamento crítico dos cancionistas
  • Rodrigo Trasferetti Perez
    Herom Vargas
    Eletrotango: inovação do tango aliado à tecnologia da música eletrônica
  • Natacha Muriel López Gallucci
    Performances no cinema argentino. A transmissão da filosofia do corpo no tango dança
  • Jamile Staevie Ayres
    Cruzando olhares e signos: um paralelo entre fotografias de mulheres em programas de concerto e capas de disco
  • Luciano de Souza Zanatta
    Lusque-Fusque: canções exploratórias para uma escuta pós colonial

Modernidades à media Luz – Aproximações, percursos e disjunções da cultura brasileira e suas “latinidades conexas

Coordenação Simone Luci Pereira e Gabriela Marinho

  • Laan Mendes de Barros
    Latino-americanidade nas canções de Milton Nascimento
  • Mariana Santos Teófilo
    Transpondo fronteiras: Tendências e trânsitos na produção dos cancioneiros musicais populares na América Latina
  • Gustavo Luiz Ferreira Santos
    Identificação da música sertaneja das relações Brasil-Paraguai e autenticação da produção e consumo do sertanejo “universitário”
  • Sabrina Brandão Santiago
    A participação de brasileiros no circuito cultural/midiático “latino” na cidade de São Paulo
  • Kleber Mazziero de Souza
    A influência da rádio e do LP na formação do “bolero brasileiro” – analítica do cenário de Fortaleza, na visão do cantor e compositor Raimundo Fagner

Linguagens audiovisuais: papel da música na construção de um padrão de gosto latino-americano

Coordenação Guilherme Maia de Jesus e Theophilo Augusto Pinto

  • Lucyanne de Melo Afonso
    A presença da indústria cultural no cenário musical de Manaus na década de 1960
  • Georgia Cynara Coelho de Souza Santana
    Como André Abujanra “aburanjou” a música hispânica: uma análise da relação som-imagem em “Carlota Jaquina, princesa do Brasil”
  • Marcelo Abud
    Rádio Paradiso – os beijos de Walter Silva
  • Scheyla Tizatto dos Santos
    “Cantares de Lutamor”: cultura audiovisual e resistência por uma América Latina livre (1960-1970)

Identidade latino-americana da música contemporânea: trajetória, influências estéticas e ideológicas no Brasil

Coordenação Anselmo Guerra e Juliano Oliveira

  • Helena Rojo Estêvão
    Sonoridades tecnológicas: a cultura digital e as transformações estéticas na música popular brasileira
  • Alan Soares Bezerra
    A música gospel brasileira: reflexões em torno de uma proposição estética
  • Antonio Eduardo Santos
    Paisagem sonora – um festival e a identidade com Santos (um veiculo de comunicação dos caminhos da musica contemporânea)
  • Wilson Pontes Junior
    História oral temática e construção de identidades a escola de canto de Benito Maresca