Apresentação

11encontroEscolhemos a letra de Vereda tropical, muito conhecida obra de Gonzalo Curiel (1904-1958), traduzida em vários idiomas, como motivação para um período de três dias intensos de debates, apresentação de pesquisas e obras artísticas. Propõe-se uma imersão na cultura que veio dos países de língua castelhana, sobretudo na América Latina e suas conexões com o Brasil.. Como ponto de partida, recuamos às décadas de 1940-50, quando as mídias já se haviam estabelecido no mundo e já criado linguagens específicas, gostos estéticos e hábitos de consumo desses produtos.

A música figura como um dos pontos centrais deste estudo. Em se tratando de linguagem presente no cotidiano da época verifica-se que, a despeito de uma sisuda recriminação da intelligentsia daquela época, que julgava certos segmentos do repertório transmitidos nas estações de rádio e comercializados em disco como “influências deletérias na musicalidade brasileira”, estes signos que chegaram dos países de língua castelhana, dentre os quais se incluem o bolero, a rumba, estabeleceram-se, por muito mais de uma década e, mesmo após perderem sua hegemonia, continuaram presentes, ganhando novo alento na última década do século XX.

Por essa e outras razões, o tema do 11º Encontro convida a comunidade acadêmica e artística para estudar as múltiplas conexões que se estabelecem entre as culturas dos países de língua castelhana, nas Américas – especialmente a América Latina e o Brasil, tanto no passado como no presente, de maneira a revelar aspectos particulares de suas matrizes culturais, abrindo-se para o entendimento destas pontes ou hibridismos culturais em variados momentos históricos, tanto em suas matrizes culturais como também em momentos recentes ou contemporâneos.

O 11º Encontro de Música e Mídia convida todos os interessados para compartilhar dos debates que ocorrerão ao longo dos três dias, durante os quais se desenrolará o evento.

Modalidades de participação

  • Comunicações orais
  • Sessões de pôsteres
  • Sessões audiovisuais