O MusiMid acaba de receber financiamento pelo Edital Universal (CNPq) e, com os valores implementados, dará início a um novo projeto, intitulado: Una musica dolce suonava…: Memória e nomadismo na canção ítalo-paulistana.
Este novo projeto dá continuidade a “A canção das mídias: memória e nomadismo” e pretende abordar um novo grupo de canções, através de subprojetos conduzidos, igualmente, por participantes do MusiMid. Desta vez, não se trata de um gênero particular de canção, especificamente, mas um grupo de canções, de origem italiana e sua presença e suas reper cussões junto à comunidade de imigrantes italianos, ítalo-descendentes, na capital paulista. Reitere-se, aqui, o ponto de partida: o conceito de “canção das mídias” como elemento ativo e de forte presença na cultura. Em sua transformação contínua, ou “nomadismo”, no dizer de Paul Zumthor, a canção expressa, informa, corrobora, apresenta traços da cultura da qual faz referência e à qual se vincula. Tendo como base inicial o repertório discográfico difundido em programas de rádio selecionados, além de depoimentos de pessoas, pretende-se analisar aspectos tais como: 1) as relações entre audiência e memória, a partir do repertório executado nos programas radiofônicos; 2) o impacto da permanência de artistas divulgadores da canção de origem italiana e o surgimento de vertentes ítalo-brasileiras, nas mídias locais; 3) as canções tradicionais, de or igem italiana, como elemento constituinte das histórias de vida e do cotidiano do italiano imigrante no Brasil, sobretudo na cidade de São Paulo; 4) que repertório da música italiana foi incorporado à paisagem sonora paulistana, paulista e em outras regiões, por intermédio do rádio e, posteriormente, da televisão? Resultados: propõem-se, dentre outros possíveis: 1) um livro, contendo, em seus capítulos, textos dos pesquisadores envolvidos com a pesquisa; 2) um video-documentário, contendo depoimentos de memorialistas, artistas, produtores musicais, radialistas, críticos musicais e outras pessoas, recriando a paisagem sonora paulistana, desde a década de 1930; 3) a de criação de banco de dados contendo a discografia mais representativa das canções de origem italiana, no Brasil, de modo a compreender os critérios de gostos estético e imaginário, pela comunidade de ouvintes paulistanos; 4) a promoção de um encontro científico , cujos resultados finais serão publicados em livro ou número especial de revista especializada e, à medida do possível, 5) programa de rádio, com a duração de 50 minutos; 6) um recital artístico, realizado por alunos do curso de música, tendo como repertório canções italianas presentes na paisagem sonora paulistana, a partir de 1930.
O projeto será desenvolvido pelos pesquisadores do MusiMid, com colaboração da Profª Drª Valéria B. Magalhães e do cineasta Thomas Miguez, na realização de um videodocumentário:
1 A música italiana na memória coletiva da imigração paulistana
Valéria Barbosa de Magalhães
2 Al di lá del mare più profondo, Una musica dolce suonava soltanto per me
memória e nomadismo na canção ítalo-brasileira
Heloísa de A. Duarte Valente
3 Rádio que parla d´amore: memórias do amor romântico e de um país imaginário.
Mônica Rebecca F. Nunes
4 Una musica dolce suonava…: A música (de) italiana(s) e seus percursos na mídia
Ricardo Santhiago
5 Arriverdi Roma! Memória musical nos programas de rádio
Marta de Oliveira Fonterrada
6 Con te partirò paesi che non ho mai veduto adesso sì li vedrò… Mundialização e territorialização da canção italiana, pela colônia ítalo-paulistana.
Márcia Regina Tosta Dias
7 O sole mio!” Memória da canção ítalo-brasileira na terra da garoa
Heloísa de A. Duarte Valente e Thomas Miguez
Com a participação de Márcia T. Dias, Marta Fonterrada, Mônica R. F. Nunes, Ricardo Santhiago e Valéria B. Magalhães