6º Encontro: Carlos Palombini lança importante obra

Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941–1942

Pierre Schaeffer (1910–1995)

Editado por Sophie Brunet e Carlos Palombini

Aparelho crítico e tradução de Carlos Palombini

Coleção Inéditos & esparsos

Setembro de 2010

Apoio FAPEMIG

R$ 45

Lançamento no Brasil 15 de setembro de 2010 no Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras, UFJF

A Editora UFMG e as Edições Allia lançam simultaneamente em setembro, no Brasil e na França, o livro Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942, primeiro trabalho teórico importante de Pierre Schaeffer, escrito em Marselha sob a Ocupação, no qual se preparam a arte radiofônica de 1943, a música concreta de 1948, a pesquisa musical de 1958 e o Traité des objets musicaux de 1966. O texto foi reconstituído por Carlos Palombini e Sophie Brunet, principal colaboradora de Schaeffer, a partir de manuscritos depositados na Abadia de Ardenne, sede do Instituto Memórias da Edição Contemporânea (IMEC), na Normandia.

A obra é acompanhada por um extenso aparato crítico no qual Carlos Palombini examina a situação dos estudos sobre o trabalho de Schaeffer e expõe as diretrizes da edição. Ao descrever e analisar os documentos nos quais se baseou, ele revela o projeto de incorporação de uma parte substancial do Ensaio sobre o rádio e o cinema a uma obra abandonada. Uma série de excertos inéditos de 1938 a 1964 nos quais o autor prepara, retoma ou reformula o tema das artes-relé ilustra o desenvolvimento do pensamento de Schaeffer. O anexo contém uma variante e um esboço bem como o relato de uma visita de Schaeffer a André Malraux.

O rádio foi um dos instrumentos da ascensão nazista, e o cinema francês conheceu uma curiosa idade de ouro sob a Ocupação. A onipresença do rádio e do cinema justifica o estudo de suas premissas técnicas e estéticas: ao lidar diretamente com a realidade sonora e visual, eles têm poder sobre o concreto. Mas a tela sonora do alto-falante monaural e a tela bidimensional da projeção cinematográfica destituem os eventos sonoros e visuais de sua consistência material. Eles não apresentam nem o evento nem sua reprodução ou transmissão, mas simulacros. Essa evocação in absentia das coisas é análoga à da linguagem, que torna presente o intangível — conceitos, ideias, relações — pela mediação da palavra. O rádio e o cinema almejam poder igual. Nas páginas do Ensaio sobre o rádio e o cinema a linguagem reflete o rádio e o cinema, que refletem a linguagem, ad infinitum.

Essai sur la radio et le cinéma : esthétique et technique des arts-relais, 1941–1942

Pierre Schaeffer

Texte établi par Sophie Brunet et Carlos Palombini

Appareil critique de Carlos Palombini

Éditions Allia, septembre 2010, €15

www.alliaeditions.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.