1ª Jornada de Estudos em Música e Mídia
"História Social da Música Popular na América Latina: Tangos, boleros, choros e milongas"
O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) e o Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder realizam no dia 3 de março de 2009 a Jornada de Estudos em Música e Mídia: Tantos, boleros, choros e milongas. Organizada em quatro sessões, a atividade pretende discutir possibilidades metodológicas para estudos em música popular e é dirigida a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados na temática.
Programação
9h30 – 10h: Recepção dos participantes
10h – 12h: Oficina
"Metodologia de Pesquisa em História Social da Música Popular"
Juan Pablo González. Professor e pesquisador do Departamento de Música da Universidade Católica do Chile e Doutor em Musicologia pela Universidade de Califórnia. Foi presidente da Seção Latinoamericana da IASPM Associação Internacional de Estudos em Música Popular, autor de diversos artigos e livros na área de história social da música popular no Chile.
13h – 15h: Sessão especial
"Conversa com Maurício Berú: O projeto 'Academia Nacional do Tango' e suas repercussões"
Debatedor: Sergio Casoy
Ouvinte privilegiado: Juan Pablo González
Maurício Berú é diretor, produtor e roteirista de cinema. Dirigiu diversos filmes sobre a temática da música popular, como Certas Palavras com Chico Buarque, em 1980, e especificamente sobre o tango, como Fuelle querido (1965), Tango y tango (1984) e Piazzolla em Buenos Aires (2005).
Sergio Casoy é crítico e pesquisador de música lírica, especialmente ópera. É autor de diversos livros na área, como Óperas e outros cantares (Ed.Perspectiva, 2006); Ópera em São Paulo 1952-2005 (EDUSP, 2006) e A Invenção da Ópera A história de um engano florentino (Ed.Algol, 2007).
15h20 – 16h: Filme
Exibição do filme Fuelle querido, Quinteto e conversa com o cineasta Mauricio Berú
16h15 – 17h30: Mesa redonda
"O tango em trânsito".
Antonio Rago Filho. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é professor titular e coordenador do Núcleo de Estudos de Historia: Trabalho, Ideologia e Poder. Tem diversas pesquisas e publicações na área de História do Brasil, especialmente sobre o período da Ditadura Militar. Também atua nos estudos de história da música popular, com ênfase na obra de Astor Piazzolla.
Henri de Carvalho. Mestre e doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC-SP. Pesquisa as obras de Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri e Mário de Andrade. Leciona na Universidade Integradas Guarulhos as disciplinas de História Contemporânea e História da América.
Heloísa de Araújo Duarte Valente. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutoramento realizado na ECA-USP. É coordenadora do Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), onde desenvolve o projeto de pesquisa A canção das mídias: Memória e nomadismo. Autora de diversos artigos e livros, como Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio (São Paulo: Annablume, 1999) e As vozes da canção na mídia (Via Lettera/Fapesp, 2003).
17h30: Encerramento
Local
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Monte Alegre.
Auditório Banespa (na Biblioteca Nadir Gouveia Kfouri)
Auditório 239 (2º andar do Prédio Novo)
Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo, SP
Informações: (11) 3670-8511
O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), originado em 2005, promove diversas atividades acadêmicas e artísticas e reúne uma equipe multidisciplinar que inclui, além de estudantes, músicos e musicólogos, especialistas com interesse voltado à música e suas implicações com as mídias. Desde 2009, realiza as Jornadas de Estudos em Música e Mídia, em um modelo de encontro intensivo que congrega formatos variados de apresentação em torno de uma mesma temática.