4ª Jornada de Estudos em Música e Mídia
"A música como negócio:
Direitos de autor e políticas públicas"


O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) realiza no dia 25 de maio de 2012 a "4ª Jornada de Estudos em Música e Mídia: A música como negócio: direitos de autor e políticas públicas”, que discutirá as relações entre a produção musical brasileira, suas relações com a mídia, políticas de fomento e direitos intelectuais.

Composta por sessões de debates, palestra e oficina a Jornada é dirigida a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados em música, mídia


Inscrições abertas - CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

Programação

13h - 13h45: Credenciamento

13h45- 14h: Abertura

14h –15h30: Mesa redonda 1: Políticas Públicas Culturais, Trabalho e Legislação

Mediação: Cristina Schmidt

Alcides Gussi
Perspectivas de avaliação em políticas públicas no campo das artes, sob a perspectiva da antropologia

Víctor Hugo N. Stuchi
Direitos autorais e a dimensão da legislação trabalhista e da regulamentação do trabalho artístico.

Paula Meyer Soares Passanezi
A música, um bom negócio?

Michel Nicolau
Música na Internet: Descentralização e controle

Luci Bonini
Direitos intelectuais e cidadania: algumas considerações

15h30- 16h- Intervalo

16h- 17h30


Mesa-redonda 2: Políticas Públicas Culturais e práticas artísticas

Mediação: Juliana Coli

Cristina Schmidt
Memória e patrimônio da cultura popular e as leis de incentivo à cultura

Heloísa de A. Duarte Valente
A recuperação de acervos pessoais e discográficos: investindo na memória do patrimônio imaterial

Dilma Fabri Marão Pichoneri (Unicamp)
As relações de trabalho no campo artístico: o caso particular dos músicos de orquestras profissionais

Juliana Coli
Vissi d’arte: a arte de viver a profissão, na profissão artística

18h – 19: Diálogos:
Direitos intelectuais, leis de fomento à cultura e atividade artística. Atualidades e perspectivas
Alexandre Negreiros e Téo Ruiz

18h – 19: Diálogos:
Direitos intelectuais, leis de fomento à cultura e atividade artística. Atualidades e perspectivas
Alexandre Negreiros e Téo Ruiz

19 h: Mini-recital e lançamento de livros:

* Ao final da 4ª Jornada, os livros do MusiMid e dos participantes do evento estarão à disposição dos interessados.



Inscrições

Gratuitas. Oferecem direito a participação em todas as atividades e certificado para os presentes em toda a Jornada.

Local

Universidade e Mogi das Cruzes- Campus Villa-Lobos/ Lapa
Auditório
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo Tel: (11) 3648-.

 

Realização

Centro de Estudos em Música e Mídia –MusiMid (ECA-USP)


Colaboração

Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas- GRUPPU (UMC)
Site: www.musimid.mus.br
Blog: www.musimid.blogspot.com
E-mail: jornadas.musimid@gmail.com

 

Currículo dos participantes

 

Alcides Fernando Gussi é antropólogo e coordena o Programa Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas - MAPP da Universidade Federal do Ceará - UFC. Líder do Grupo do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisas em Avaliação de Políticas Públicas - NUMAPP e Membro do Corpo Editorial da Revista AVAL - Avaliação de Políticas Públicas. Atua, particularmente, nas áreas de Antropologia e Políticas Públicas, pesquisando os seguintes temas: identidades sociais, memória, trabalho, abordagem biográfica, avaliação de políticas públicas de caráter social e inclusão sócio-digital e educação. Atualmente, desenvolve estudos e pesquisas acerca de novas perspectivas de avaliação, orientadas pela abordagem etnográfica, em interfaces com a dimensão cultural das políticas públicas.

Alexandre Negreiros Alexandre Negreiros é doutorando em Políticas Públicas (IE/UFRJ) desde 2009, e tem como tema de pesquisa o sistema internacional de trocas entre as sociedades de titulares de direitos autorais e direitos conexos. Como Bolsista pela Unesco, pesquisou os sistemas de gestão coletiva e suas estruturas de fiscalização pública. Em meados de 2011, foi convidado pelo Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a atuação do ECAD, para lhe prestar assessoria. Sociólogo e mestre em musicologia desde 2006, é diretor do trabalho do SindMusi/RJ, professor no SENAC/RJ na pós-graduação em Mídias Digitais e Interativas, e atualmente ministra um curso de extensão em Produção Cultural na Escola de Música da UFRJ, a convite do prof. Roberto Macedo. Sua dissertação em musicologia “Música Apócrifa: a legitimidade do compositor da televisão brasileira” trata das ações do ECAD sobre esse específico grupo de compositores, cuja receita das empresas a que servem incide de forma determinante na percepção do sistema sobre o valor de seu trabalho.

Cristina Schmidt Pereira da Silva: Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e mestra em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP. Jornalista com atuação no ensino e na pesquisa, é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação da Intercom. Pesquisadora e sócia-fundadora da Rede Folkcom, vinculada a Cátedra Unesco/Metodista. É pesquisadora do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade de Mogi das Cruzes - SP. Tem experiência em Coordenação de Cursos de Comunicação: Jornalismo, Publicidade, Radialismo e Fotografia; e em desenvolvimento de projetos culturais. Atua principalmente nas áreas de: folkcomunicação, comunicação social, diversidade cultural e regional, patrimônio cultural e políticas públicas em comunicação e cultura.

Dilma Marão Pichoneri Fabrão: Bacharel em Ciências Sociais, ênfase em sociologia, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Linha de pesquisa: Educação e Trabalho. Atualmente é consultora da Fundap para o Programa EJA Mundo do Trabalho.

Heloísa de A. Duarte Valente: licenciada em música, é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), e pós-doutoramento junto ao Depto. de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR- ECA-USP). É autora de “Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio” (São Paulo: Annablume, 1999) e “As vozes da canção na mídia” (Via Lettera/FAPESP, 2003), além de vários artigos publicados em revistas especializadas. Coordena o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), com o qual desenvolve o projetos de pesquisa voltados a música e suas interfaces com estudos interdisciplinares. Dentre os resultados, incluem-se o documentário “Canção d Além-Mar: o fado na cidade de Santos, pela voz de seus protagonistas”, “Canção d Além-Mar: o fado e a cidade de Santos” (CNPq; Realejo Livros) ; em 2009, o hipertexto “Canção d Além-Mar: o fado na cidade de Santos – sua gente, seus lugares” (Realejo Livros/ FAPESP), além da coletânea : “Música e mídia: novas abordagens sobre a canção”. É idealizadora dos Encontros de Música e Mídia: Pesquisadora do CNPq, atua, desde 2008, como professora e pesquisadora convidada junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CMU- ECA-USP) e, desde 2011, junto ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Juliana Marília Coli: Pós- Doutora em musicologia pela Universidade de Pádua (Itália) é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas com temática na Sociologia da Música (2003), é formada em música pela Unicamp (canto lírico) e em ciências sociais pela Unesp/Araraquara. Suas pesquisas abrangem os temas relativos à sociologia da música, musicologia histórica, políticas públicas culturais. Participa dos grupos dos grupos de pesquisa: Caravelas (Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira) do CESEM - Universidade Nova Lisboa (Portugal) e MusiMid (Centro de Estudos em Música e Mídia), Pos-Graduação ECA/USP-São Paulo. Atualmente é professora colaboradora junto ao (MAPP) Mestrado Profissionalizante em Políticas públicas da UFC (CE) e é professora do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR.

Luci Mendes de Melo Bonini: graduada em Letras, é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Atua na área de Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção do texto acadêmico na área de ciências Sociais Aplicadas - Direito e Comunicação. Desenvolve, ainda, materiais didáticos em formato digital para plataformas de aprendizagem a distância. É professora e pesquisadora junto à Universidade Braz Cubas e na Universidade de Mogi das Cruzes, onde atua membro do Núcleo Docente estruturante. Coordenadora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da UMC e do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e líder do GRUPPU - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, concentra suas pesquisas atuais no multiculturalismo, as políticas públicas e a dignidade da pessoa humana.

Michel Nicolau Netto: Doutor em Sociologia pela UNICAMP (2012) recebeu bolsa de estudos (DAAD/CNPq) para realizar doutorado-sanduíche na Universidade de Humboldt, em Berlim, Alemanha, onde estudou e pesquisou entre Dezembro de 2008 e abril de 2010. Em 2009 publicou o livro “Música Brasileira e Identidade Nacional na Mundialização”. Como estagiário docente, ministrou curso de Sociologia da Cultura para turma de graduação em Ciências Sociais na UNICAMP no segundo semestre de 2010. Atua na área de Sociologia da Cultura, tendo como focos principais cultural popular, diversidade cultural, música, turismo e globalização.

Paula Meyer Soares Passanezi Doutora e Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas -Economia e Comerciais. Professora da Universidade Mogi das Cruzes – UMC e Faculdades Metropolitanas Unidas –FMU. Ministra aulas para os cursos de graduação em Administração e Pós-graduação. Autora de artigos na área de energética e economia internacional tem experiência profissional no mercado financeiro e de seguros em instituições renomadas como Bovespa e Banco Bandeirantes.

Téo Ruiz: Téo Ruiz é músico, compositor e produtor atuante. É pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 2010 concluiu seu mestrado em música hispana na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria musical brasileira e a reconfiguração do setor que se deu nos últimos 20 anos o tema de sua dissertação. Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão. Idealizou o projeto Independência ou Sorte juntamente com Estrela Leminski e Makely Ka, um importante evento da cena musical independente que desde 2004 já teve edições em Curitiba e Belo Horizonte. Desenvolve oficinas e workshops sobre música brasileira e indústria musical, participando de diversos eventos pelo Brasil. É o escritor do livro Contra-Indústria (2006), base de suas oficinas e workshops sobre indústria musical que é resultado de sua pós-graduação em MPB. Possui 3 discos gravados e o último, São Sons, lançado em 2011 também em conjunto com Estrela Leminski, traz diversas parcerias e participações especiais de André Abujamra, Ná Ozzetti, Ceumar, entre outros. Esse disco foi considerado um dos melhores do ano pela Revista Manuscrita. Desde 2005 atua como um dos representantes do Paraná em debates e discussões sobre políticas públicas para a cultura junto ao Ministério da Cultura e ao Fórum Nacional de Música, do qual hoje é o Interlocutor Geral. Por fim, está a frente da WhoIs Produções responsável por projetos como Essa Noite Vai ter Sol (canções de Paulo Leminski) e DVD São Sons, que será um show-filme sobre seu último

Víctor Hugo N. Stuchi (UMC): Doutorando e Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Coordenador do Curso de Direito da UMC - Campus Villa-Lobos. Professor Assistente de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UMC e da Faculdade Integral Cantareira. Professor de Direito do Trabalho do Curso Preparatório para Concursos MARCATO e do Curso DOGMA. Professor Convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Uni-FMU, UNISANTOS e ITE de Presidente Prudente. Foi pesquisador de Mestrado pelo CNPQ, nos anos de 2007 a 2009 e de Iniciação Científica pelo PIBIC-CEPE-PUC/SP, nos anos de 2004 e 2005. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Educacional.

 

 

 

O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), originado em 2005, promove diversas atividades acadêmicas e artísticas e reúne uma equipe multidisciplinar que inclui, além de estudantes, músicos e musicólogos, especialistas com interesse voltado à música e suas implicações com as mídias. Desde 2009, realiza as Jornadas de Estudos em Música e Mídia, em um modelo de encontro intensivo que congrega formatos variados de apresentação em torno de uma mesma temática.