CHAMADA DE TRABALHOS: XI Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular Seção Latino-americana

XI Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular
Seção Latino-americana
13 a 18 de outubro de 2014
Universidade Federal da Bahia – Salvador, Bahia – Brasil
Música e territorialidades:
os sons dos lugares e seus contextos socioculturais
PRIMEIRA CIRCULAR
Estimados/as colegas:
Temos a satisfação de anunciar que o XI Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular (IASPM-AL) se realizará entre os dias 13 e 18 de outubro de 2014 em Salvador, na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil.
Seguindo a vocação interdisciplinar da IASPM-AL, pretende-se neste congresso propor debates e reflexões que enlacem práticas musicais em sua estreita relação com os contextos socioculturais em que são produzidas e/ou fruídas. Neste sentido, o tema geral do congresso enfatiza a relação entre música e lugar através do amplo tema da “territorialidade”. Cenas musicais, músicas nas cidades, espaços locais, regionais, globais e virtuais, relações sociais, conflitos e hierarquias de gosto e de espaço perpassam alguns dos debates que moldam o tema. Mais do que a música de um lugar, buscamos indagar a respeito da música em lugares; ou seja, sua inscrição em contextos geográficos e socioculturais específicos. Espera-se que os debates considerem em suas abordagens questões epistemológicas e metodológicas pensadas a partir do contexto latino-americano.
Considerando os resultados positivos alcançados no X Congresso da IASPM-AL em Córdoba, Argentina, optou-se por manter e incentivar a apresentação de trabalhos em simpósios, além das comunicações livres.
Nesta edição, contaremos também com uma série de oficinas (que serão selecionadas pelo comitê acadêmico) e com jam sessions protagonizadas pelos congressistas inscritos e por músicos convidados.
Convidamos os interessados a inscrever suas propostas de simpósios, comunicações livres e oficinas a partir das diretrizes apresentadas abaixo.  Pedimos especial atenção às datas limite para apresentação de suas propostas. As propostas de simpósios, oficinas e comunicações devem ter em torno de 500 palavras e enviadas para um email específico a ser criado para esta finalidade. Para participar do congresso, é necessário ser sócio da IASPM-AL e estar com sua anuidade em dia.
Atenciosamente,
Diretoria da IASPM-AL e Comitê Organizador do XI Congresso da IASPM-AL
Diretoria (2012-2014)
Julio Mendívil (Peru) – presidente
Felipe Trotta (Brasil) – vice-presidente
Marita Fornaro (Uruguay) – secretário
Berenice Corti (Argentina) – tesoureira
Herom Vargas (Brasil) – editor
Comitê organizador local
Paulo Lima
Jorge Cardoso Filho
Messias Bandeira
Tatiana Lima
Carlos Bonfim
Comitê de leitura
Felipe Trotta
Mercedes Liska 
Illa Carrillo
Evandro Higa
Simone Luci Pereira
Comitê acadêmico
Marita Fornaro
Christian Spencer
Federico Sammartino
Heloísa Duarte 
Lauro Meller
DIRETRIZES PARA O ENVIO DE PROPOSTAS DE SIMPÓSIOS, COMUNICAÇÕES,
OFICINAS E PARTICIPAÇÃO NAS JAM SESSIONS:
As línguas oficiais do XI Congresso da IASPM-AL serão português e espanhol.
Serão aceitos trabalhos nas modalidades de comunicação em sim
pósio, comunicação
livre e oficinas. Ao inscrever-se, os congressistas deverão enviar – através do site do
XI Congresso – um resumo de aproximadamente 500 palavras, com a indicação de até
cinco referências bibliográficas.
Os textos completos serão enviados em data posterior ao Congresso, a ser definida
pela Organização.
SOBRE AS PROPOSTAS DE SIMPÓSIOS
Os simpósios deverão ser coordenados por ao menos dois pesquisadores (sócios de
IASPM-AL) de diferentes instituições e, preferencialmente, de países distintos. Os coordenadores se encarregarão de formar um comitê de leitura específico para seu simpósio e serão os responsáveis, em conjunto com o Comitê Acadêmico, pela organização e gestão das sessões de trabalho. Cada sessão de trabalho deverá ter duração máxima de 120 minutos, e terá até quatro expositores, que disporão de, no máximo, 20 minutos para a apresentação de seu trabalho.
COMUNICAÇÕES EM SIMPÓSIOS E COMUNICAÇÕES LIVRES
Os resumos das comunicações (em simpósio ou livres) deverão ter em torno de 500 palavras e serão enviados através de formulário específico disponível no site do evento.
PROPOSTAS DE OFICINAS
Cada sócio poderá enviar uma única proposta de oficina, que será avaliada pelo Comitê Acadêmico. Cada oficina terá uma carga horária total de seis horas, divididas em três encontros de duas horas cada e serão realizadas pela manhã, de 10h a 12h. A Organização do XI Congresso se responsabilizará por disponibilizar tão somente o espaço físico (uma sala de aula) e equipamentos de projeção e som.
DATAS IMPORTANTES:
Apresentação de proposta de simpósios: até 16 de fevereiro
Apresentação de propostas de oficinas: até 16 de fevereiro
Envio de resumos: até 30 de março


 

__._,_.___