3ª Jornada de Estudos em Música e Mídia: programa

Os sortilégios da voz cantada

24 de março de 2011

Resumos:

Mesa 1: A voz cantada e os modelos de canto

Mediação: Heloísa de A. D. Valente

O Fonoaudiólogo como “luthier” do cantor:

Harete Vianna Moreno

Esta apresentação tem como objetivo refletir sobre a influência da voz ao longo dos séculos, o potente ressurgimento da voz cantada na 2ª metade do séc. XX e as contribuições da Fonoaudiologia como a ciência que, através das mais diversas técnicas, auxilia o cantor nos cuidados e otimização de sua voz e da laringe, seu instrumento musical mais precioso.

A Pronúncia do Português Brasileiro e os Modelos de Canto

Wladimir Mattos

O 4º Encontro Brasileiro de Canto – O Português Brasileiro Cantado – realizado em São Paulo, em maio de 2005 –, promoveu nacionalmente o resgate e renovação de algumas propostas motivadoras do célebre I Congresso da Língua Nacional Cantada, organizado por Mário de Andrade, em 1937. Dentre os principais resultados do Encontro, destaca-se o estabelecimento das “Normas de Pronúncia do Português Brasileiro no Canto Erudito”, em uma perspectiva muito mais técnica do que as normas do Congresso. Com a publicação no Brasil e EUA, e sua difusão em eventos de âmbito luso-brasileiro, as normas do “PB Cantado” passam despertar maior atenção dos pesquisadores, professores de canto e cantores, sendo reconhecidas como um “padrão referencial de pronúncia”, ao invés de mera tendência estética/ideológica. Entretanto, uma questão ainda parece inconsistente, desde a sua publicação: por que razão o seu uso deveria estar restrito à prática do canto “erudito”? Afinal, se o padrão referencia a pronúncia da língua, o objeto em questão é a articulação cantada da língua, e não o modelo de canto. E mais, se finalmente compreendemos que o padrão não deve ser tomado como uma norma obrigatória, mas sim, como um ponto de partida para o uso expressivo das articulações vocais/verbais no canto, podemos nos sentir mais encorajados a tomá-lo como um recurso aplicável a qualquer modelo de canto. Quem sabe o parâmetro articulatório da voz, acoplado ao inventário fonético-fonológico da nossa língua possa referenciar uma melhor compreensão sobre os modelos de canto no Brasil.

Mesa 2: A voz canta em suas performances

Adélia Issa

A preparação do cantor – da leitura à performance

Andrea Kaiser

Mais que qualquer outro músico, o cantor solista não pode ignorar a importância expressiva de seu corpo no palco. Como cantora e professora de canto, pretendo falar um pouco sobre como tenho trabalhado com meus alunos a questão da preparação de uma peça musical, desde a primeira leitura até sua performance.

Canto popular: performance vocal em Baden Powell e Vinícius de Moraes

Rita Maria (Maria Rita Brandão Machado )

A partir da escuta de diferentes gravações de uma mesma canção, levantar elementos que compõe a preformance vocal do cantor popular. Canção escolhida: Canto de Ossanha (Baden Powell/ Vinícius de Moraes) – da obra “Afrossambas”. Gravações: Baden, Vinícius e Quarteto em Cy (Os Afrossambas 1966); Elis Regina (Elis Como e Porquê – 1969); Paulo Bellinatti e Monica Salmaso (Afrossambas – 1996); Fabiana Cozza (Quando o Céu Clarear – 2009).

 

Voz e cultura – dois aspectos que se entrelaçam

Magda Dourado Pucci

Pretendo destacar, nessa apresentação, a riqueza dos diferentes registros e timbres vocais existentes em diferentes tradições no mundo todo. Narradores e cantores de países do Oriente, da África, da Ásia e do Mediterrâneo têm muito a nos mostrar em relação à exploração sonora da voz, seja nos timbres, nas ornamentações, nos efeitos sonoros, nas formas de respiração. A audição desses exemplos proporcionará a compreensão de outros referenciais vocais desenvolvendo assim a consciência de que não é possível restringir o canto a uma única técnica. O ser humano, conforme suas necessidades cotidianas e estéticas e ambientes, se imbui de técnicas que dão à voz aspectos e sonoridades diferenciadas. O resultado estético é a prova do entrelaçamento entre a voz e a cultura.

Mesa 3: As vozes profissionais do cantor

Mediadora: Juliana Coli

Notas dissonantes no trabalho em música no contexto brasileiro.

Liliana Rolfsen Petrilli Segnini

O objetivo dessa comunicação é analisar especificidades do trabalho em música destacando relações de gênero, as formas de contrato de trabalho e suas implicações para a qualificação do profissional músico. Nesse sentido, serão discutidas questões que emergem de pesquisas realizadas desde 2003, nas quais evidenciam-se a predominância masculina nesse universo, o reduzido número de trabalhadores com vínculos formais de trabalho, o alto índice de trabalho intermitente e os desafios que esta situação coloca para a permanência do profissional qualificado num mercado de trabalho organizado entorno de editais e cachês, de trabalhos freqüentes e de curto prazo.

O Canto Barroco da Axé Music

Marilda Sant’Anna

Resumo: A voz cantada na contemporaneidade pode assumir contornos distintos a partir de transformações tecnológicas para sua captação. Neste sentido, podemos pensá-la enquanto construto de papéis sociais em diferentes universos de incorporações e reinvenções a partir de um lugar de onde este canto ecoa.

No caso deste estudo, o Carnaval de Salvador e as intérpretes de axé music Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo servem de representação para o que denomino neste estudo de Canto barroco.

A consciência da integração para uma performance completa na ópera

Cristine Guse

O tópico tem como objetivo demonstrar a necessidade do cantor lírico desenvolver a habilidade de integração das três energias da performance operística – vocal/musical, teatral/emocional e física/corporal. Apesar de pesquisas práticas nesta área já existirem a nível nacional, ainda há uma longa estrada para que a formação profissional do cantor-ator o prepare para o mercado de trabalho que hoje exige cantores mais dinâmicos e versáteis.

…O casamento aberto”,entre a música Antiga e a Contemporânea

Heloisa Petri , “Lolô”

Um caminho que vem acontecendo desde 1957 .Manter um casamento assim, não foi fácil .Todas as alegrias, tristeza, conquistas, decepções, lucros e perdas, fidelidade, cumplicidades, dúvidas, amores, preferências, escolhas, descobertas, prêmios, críticas, renúncias, manutenção…enfim é tudo que posso expor nesse encontro com profissionais tão capacitados e idealistas. Muitas vezes me sinto como Haydn .que conviveu, aprendeu, ensinou e curtiu uma vida musical longeva. Só posso agradecer essa grande chance de expor a minha paixão incomensurável e incontida pela música e seus seguidores !