E os italianos chegaram!


E Os Italianos Chegaram
Projeto apoiado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet (8313/91).
A obra foi patrocinada pelas seguintes empresas: Tapetes São Carlos, Grupo São Martinho e Cerâmica Batistella.

O Memorial do Imigrante e o Carlota Schmidt Memorial Center convidam a todos os interessados no resgate da história da imigração européia na Província de São Paulo, para o lançamento do livro bilíngüe (português / inglês) “E Os Italianos Chegaram”, autoria de José Eduardo Heflinger Júnior e Paulo Masuti Levy, editado pela Unigráfica e comercializado pela rede Saraiva e saraiva.com. O evento se realizará no dia 06 de maio de 2010, às 15:00 horas, na sede do Memorial do Imigrante – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo – SP.
Preço capa: R$60,00

Release:
Apesar de o nome “E os Italianos Chegaram”, essa obra também faz uma leitura sobre os emigrantes portugueses, alemães e suíços que deixaram seu país de origem, contratados para trabalhar nas fazendas de café do Estado de São Paulo, sob o regime de parceria. O estudo desse êxodo, ocorrido no século XIX, principalmente pela situação econômica precária que assolava o “Velho Mundo”, oferece aos interessados na história da imigração, dados extraídos de documentos de época encontrados em inúmeros arquivos europeus e brasileiros. Esses originais raríssimos foram produzidos no alemão gótico (corrente), francês, italiano e português arcaico. Essa pesquisa embasou o estudo das colônias fundadas sob o regime de parceria que entrou em decadência, devido à resistência dos europeus à exploração imposta pelos contratos de trabalho. A inexperiência ou a indolência dos colonos alienígenas também contribuiu para o insucesso do sistema.
Devido aos problemas ocorridos nas colônias de parceria e sua repercussão na Europa, esse sistema foi sendo gradualmente abandonado, chegando quase a desaparecer na década de 1870. Nessa época, a importação de imigrantes da Alemanha e Suíça tornou-se difícil. A necessidade de mão-de-obra, principalmente para o cultivo do café, foi determinante para o fomento da imigração de italianos.
“E Os Italianos Chegaram” aborda a situação miserável dos camponeses italianos, a atuação dos agentes de emigração e das companhias de navegação, a constituição da Sociedade Promotora de Imigração, das hospedarias de imigrantes, além da síntese da saga de algumas famílias italianas (Ometto, Prada e Batistella).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.