Música mecânica nos oitocentos no Brasil: o realejo e seus espaços de performance a partir de fontes hemerográficas

Autores

  • Martha Ulhôa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

realejo; metáfora; pesquisa em periódicos; século XIX; cilindros

Resumo

O texto consiste de um levantamento exaustivo dos registros sobre o realejo no Diário do Rio de Janeiro – DRJ ao longo da sua publicação (1821-1858; 1860-1878), com o objetivo de documentar a recepção e significado do instrumento mecânico na metrópole imperial. Além da série longitudinal entre as décadas de 1820 e 1870, com dados do DRJ garimpados na Hemeroteca Digital Brasileira, da Fundação Biblioteca Nacional – HDB-BN, foram também coletadas as ocorrências transversais das menções ao realejo durante a década de 1830. Serão comentados os tipos de realejo, quem os manejava, seus preços e seus locais de performance em diálogo com a literatura sobre o assunto.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Ulhôa, M. (2021). Música mecânica nos oitocentos no Brasil: o realejo e seus espaços de performance a partir de fontes hemerográficas. MusiMid: Revista Brasileira De Estudos Em Música E Mídia, 2(1), 11-29. Recuperado de http://musimid.mus.br/revistamusimid/index.php/musimid/article/view/71

Edição

Seção

Artigos