Escassez e excesso: A mulher e o palco musical

Autores

  • Cássia Carrascoza Bomfim Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

gênero; orquestra; música contemporânea; performance; COVID-19.

Resumo

Este é um texto autobiográfico que versa sobre aspectos profissionais das mulheres na cena musical. Utilizamos os textos de McClary e Green para abordar questões de gênero na música. Relaciono a minha  experiência profissional em diferentes cenários para estabelecer uma narrativa que pretende elucidar aspectos da prática e poéticas musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bomfim, Camila Carrascoza. 2017. A Música Orquestral, a Metrópole e o Mercado de Trabalho: o declínio das orquestras profissionais subsidiadas por organismos públicos na Região Metropolitana de São Paulo de 2000 a 2016. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho."

Domenici, Catarina. 2013 "A performance musical e a crise da autoridade: corpo e gênero." Revista Interfaces 18: 76 – 95.

Green, Lucy. 2001. Música, gênero y educación. Madrid: Ediciones Morata.

McClary, Susan. 2002. Feminine Endings: Music, Gender, and Sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press (Kindle edition).

Nogueira, Isabel Porto. 2017. "Lugar de fala, lugar de escuta: criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artística e com as epistemologias feministas." Revista Vórtex 5: 1-20.

Palma, Gustavo Garcia da. 2017. Estados de presenças poéticas mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e pela frequência cardíaca (BPM) e uma proposta de criação performativa por meio do sensoriamento neurofisiológico ao vivo. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

Santos, Taís Fernandez. 2019. "Feminismo e política na música erudita no Brasil." Revista Música 19: 220-240.

Zumthor, Paul. 2007. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify.

Publicado

2020-09-20

Como Citar

Carrascoza Bomfim, C. (2020). Escassez e excesso: A mulher e o palco musical. MusiMid: Revista Brasileira De Estudos Em Música E Mídia, 1(2), 116-131. Recuperado de http://musimid.mus.br/revistamusimid/index.php/musimid/article/view/40