Sobre a Revista

Criada em 2020, a Musimid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (ISSN 2675-3944) é uma revista quadrimestral de acesso aberto publicada pelo Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid com revisão cega por pares. Publica textos interdisciplinares sobre música, com ênfase para a semiótica musical, bem como no sentido estrito (musicologia, história, crítica).

Dentre os temas de interesse da revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos: suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética; a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas; as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras; as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas; questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música; memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero. 

 


 


A revista é uma publicação realizada pelo Centro de Estudos em Música e Mídia, cuja existência foi iniciada informalmente no XIII Encontro Nacional da Anppom, em março de 2001, como Grupo de Trabalho Música e Mídia. Terminado o evento, o GT continuou suas atividades, organizando sessões de comunicações em congressos, palestras, travando discussões a distância.

A partir de 2003, as atividades do Grupo formalizaram-se, com a criação do então denominado Núcleo de Estudos em Música e Mídia – MusiMid. Vinculado a instituições universitárias, surgiram os financiamentos, pelos órgãos de fomento à pesquisa, bem como os intercâmbios nacionais e internacionais. Com apoio das agências, o MusiMid desenvolveu diversos projetos de pesquisa, publicações, multimídias e vídeos, além de reuniões científicas locais, nacionais e internacionais, sobretudo os Encontros de Música e Mídia (iniciados em setembro de 2005) e as Jornadas de Estudos em Música e Mídia (que começaram em 2009).