8º Encontro de Música e Mídia: CHAMADA DE TRABALHOS

Sob o tema Tão longe… Tão perto.. A música migrante, o Centro de Estudos em Música e Mídia-MusiMid- convida a todos os interessados a participarem do 8º Encontro Internacional de Música e Mídia, a realizar-se nos dias 19 a 21 de setembro, na Escola de Comunicações e Artes da USP. Neste ano, são coorganizadores convidados os Prof. Dr. Alice Lumi Satmoi (UFPB)  e Werner Ewald (UFPel).
O tema geral do 8º Encontro Internacional de Música e Mídia propõe investigar as tramas sígnicas que se estabelecem na circulação da música migrante, de toda a sua natureza e suas repercussões junto às culturas em que se aloja: da diáspora à desterritorialização voluntária.
Eixos temáticos:
Das comunidades aos guetos: A música como elemento de vínculo e identidade entre os e/i/migrantes, mas também como marca da exclusão: do estabelecimento de associações culturais estrangeiras e expressões musicais correspondentes (ranchos folclóricos, ranchos carnavalescos etc.) ao grito violento dos segregados (manifestações de uma herança ancestral renegada) e confinados (presidiários, de toda a espécie).
A reterritorialização e resistência da memória: O processo de nomadismo e a criação de novas formas de vida, conciliação e criação de uma nova realidade, resultante do diálogo e dialogismo entre culturas. Movência, mestiçagem cultura; ampliação de fronteiras no repertório cultural e musical. Processos de esquecimento e rememoração participantes no processo.
A cultura midiática e a world music: O pressuposto de que a circulação de pessoas e culturas promove trocas, intercâmbios e influências estabelece várias iniciativas, por parte da megaindústria do entretenimento, tendo como bases nos seus pressupostos ideológicos: 1) a mídia possibilita o registro da pureza, garantindo a sua manutenção; 2) o hibridismo entre as culturas promove um caldeirão cultural, permitindo a criação de novas linguagens; 3)  a música como suporte para os fluxos culturais e o contrafluxo criado pela apropriação midiática.  
Novos mundos, novos signos musicais: Guerra e exílio e suas repercussões na criação artística, motivados pela circulação dos seus protagonistas. O caso das vanguardas europeias: Neue Musik, jazz e música para o cinema. A suposta universalidade das linguagens artísticas e seu desenvolvimento extra-muros  (simbólicos, territoriais).
Na página do MusiMid encontram-se as normas para envio de trabalhos. http://www.musimid.mus.br/8encontro.
Datas importantes:
Envio dos resumos: até 20 de maio
Divulgação dos resultados:30 de junho
Envio dos trabalhos completos (aprovados): 11 de agosto
Contamos com a sua participação!
Em breve maiores informações.
Agradecemos a divulgação!
Comissão organizadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.