Una musica dolce suonava…:
Memória e nomadismo na canção ítalo-paulistana
Este é o título da nova investigação em desenvolvimento que tem, como tema, as canções italianas. Conduzido por participantes do MusiMid e pesquisadores convidados para estudar não apaenas as canções de origem italiana, mas também a sua presença e as repercussões dessas músicas junto à comunidade de imigrantes italianos, ítalo-descendentes, na capital paulista. O conceito-chave encontra-se no conceito de “canção das mídias” como elemento ativo e de forte presença na cultura. Em sua transformação contínua, ou “nomadismo”, no dizer de Paul Zumthor, a canção expressa, informa, corrobora, apresenta traços da cultura da qual faz referência e à qual se vincula.
Tendo como base inicial o repertório discográfico difundido em programas de rádio selecionados, além de depoimentos de pessoas, o projeto, que recebeu financiamento do CNPq, pretende analisar aspectos tais como: 1) as relações entre audiência e memória, a partir do repertório executado nos programas radiofônicos; 2) o impacto da permanência de artistas divulgadores da canção de origem italiana e o surgimento de vertentes ítalo-brasileiras, nas mídias locais; 3) as canções tradicionais, de origem italiana, como elemento constituinte das histórias de vida e do cotidiano do italiano imigrante no Brasil, sobretudo na cidade de São Paulo; 4) que repertório da música italiana foi incorporado à paisagem sonora paulistana, paulista e em outras regiões, por intermédio do rádio e, posteriormente, da televisão?
Como resultados finais, propõem-se, dentre outros possíveis: 1) um livro, contendo, em seus capítulos, textos dos pesquisadores envolvidos com a pesquisa; 2) um videodocumentário, contendo depoimentos de memorialistas, artistas, produtores musicais, radialistas, críticos musicais e outras pessoas, recriando a paisagem sonora paulistana, desde a década de 1930; 3) a de criação de banco de dados contendo a discografia mais representativa das canções de origem italiana, no Brasil, de modo a compreender os critérios de gostos estético e imaginário, pela comunidade de ouvintes paulistanos; 4) a promoção de um encontro científico, cujos resultados finais serão publicados em livro ou número especial de revista especializada e, à medida do possível, 5) programa de rádio, com a duração de 50 minutos; 6) um recital artístico, realizado por alunos do curso de música, tendo como repertório canções italianas presentes na paisagem sonora paulistana, a partir de 1930.
Nós, do MusiMid agradecemos a todos que puderem colaborar com a realização do projeto, escrevendo suas memórias, enviando materiais para consulta (ou, mesmo, doação) referentes ao tema, especialmente, notícias e informações sobre músicos (instrumentistas, cantores, regentes, compositores, arranjadores) atuantes em todas as esferas profissionais e amadoras; radialistas, apresentadores ou produtores de programas de rádio, televisão (etc.) ou, ainda, indicando nomes de pessoas que gostariam de colaborar com o grupo. Para tanto, pedimos que entre em contato com o e-mail: musimid@gmail.com. Desde já, somos muito gratos pela sua colaboração!