Textos completos

ISBN 978-85-62959-06-6

A

 

A Atlântida e seus sons

Claudiney Rodrigues Carrasco, Sandra Cristina Novais Ciocci Ferreira

 

A canção no cinema de Glauber Rocha

Marcia Carvalho

 

A composição em meios eletrônicos: algumas questões teóricas

Pedro Antonio de Oliveira Carneiro

 

A folia de mestre Célio e as mídias eletrônicas e de massa

Marcelo de Castro Lopes

 

A influência da trilha musical na construção narrativa dos filmes de Sofia Coppola

Fernando Américo da Silva

 

Além de ideias coletivas
Lilian Cristina Holanda Campelo

 

A reconfiguração da indústria da música – Novos canais de vendas, novas relações de consumo

Marcelo Kischinhevsky, Micael Herschmann

 

A relação da literatura Beatnik com a música de Contracultura
Sávio Lopes

 

As "sonoridades" da guitarra elétrica: discussão de conceitos e aplicações           

Guilherme Augusto Soares de Castro

 

 

B

Brock - A trilha sonora da juventude brasileira de 1980

Aline Rochedo

 

 

C

Compositor popular: neosereia na era da reprodução e da mobilidade técnicas

Leonardo Davino de Oliveira

 

 

D

Da ausência de parâmetros para a caracterização do plágio em música no Direito brasileiro

Fabiana Moura Coelho, Edilson Vitorelli Diniz Lima

 

Da Penha ao Rádio, a rearticulação da tríade autor-obra-público na música brasileira do início da década de 1930

Carlos Eduardo Amaral de Paiva

 

Das mediações às materialidades - reconfigurações das práticas de escuta musica

Jorge Cardoso Filho

 

Design Sonoro

Solange Bigal

 

 

E

Ecos identitários da música na telenovela
Lourdes Ana Pereira Silva

 

Essa foi pra tocar no rádio

Carmen Lucia José

 

Estabelecendo Concepções Estilísticas e Performáticas da Banda Vomer: articulações entre mainstream, underground, banda, público e cena

Tiago de Quadros Maia Carvalho

 

 

F

Festival DoSol – Uma das várias formas de se ouvir música         

Tobias Queiroz

 

Formas de difusão da música na modernidade

Geanne Lima Batista

 

 

I

Interatividade Musical à Distância

José Fornari (Tuti)

 

"Isso dá samba": O centenário de João Rubinato e a (re)construção da memória do artista

Vandré Aparecido Teotônio da Silva

 

 

 

M

Madonna e o estilo de vida americano visto como valorizador das guerras: Análise do videoclipe de American Life (Director’s Cut) 

André Pacheco

 

Musica 2.0 Remix

Rafael Dupim Souza

 

Música-Vídeo: Uma experiência trans-sensorial

Marcelo Carneiro de Lima

 

Musical imagination: Sound and image in telematic dialogue
Paulo C. Chagas

 

 

O

O DVD Musical como Produto Experimental no Audiovisual

Matheus José Pessoa de Andrade

 

Os negócios da música e a música dos negócios - uma análise do esquema "pague o quanto quiser" utilizado no álbum In Rainbows do Radiohead, seus antecedentes e conseqüências no contexto de novos modelos de negócios da música em ambiente Web 2.0

Marcelo Carvalho de Oliveira

 

 

P

Paisagens Sonoras midiáticas do Futebol

Pedro Silva Marra

 

Pare, olhe, escute - a transformação da paisagem sonora urbana e sua relação com as mídias sonoras portáteis

Luciana Santos Roça

 

Preservação, digitalização e difusão de documentos fonográficos em suporte vinil
Kaloni Scharnovski

 

 

R

Rádio e difusão: a escuta transfigurada

Manuel Silveira Falleiros

 

Rádio, universo virtual e recepção

Marcos Júlio Sergl

 

Rrrockorama: Jornalismo Cultural e Rock Independente no Pará
Kamilla Thaís Vulcão da Silva

 

 

S

Sobrevivendo no Inferno - Racionais MC´s: os donos do som, os donos da imagem

Celso Martins Rosa

 

Som e imagem no cinema experimental: uma análise do filme BLUE (1993) de Derek Jarman

Fabiana Quintana Dias

 

 

T

Tecnompb: taxionomia conceitual para uma abordagem tecnocêntrica das formas musicais

Sérgio Roclaw Basbaum, Ilana Setzer Goldstein, Lucas Meneguette, Dino Vicente

 

V

Validação de procedimentos composicionais: estudo exploratório (Link para arquivo MP3)

Raildo Brito Barbosa, Maria Helena de Lima, Marcelo Cicconet, Marcelo Queiroz, Marcelo Soares Pimenta, Damián Keller

 

Videogame e Brasilidade: Análise das representações da identidade brasileira na Old School 

André Luiz Monteiro de Almeida, Ana Guiomar Rêgo Souza

 

 

W

Web 2.0, produção e consumo de música na contemporaneidade: uma análise do site Bel Rock, de Belém do Pará
Elias do Carmo Santos, Enderson Geraldo de Souza Oliveira

 

 
"Música de/para: Textos completos"

Organização:
Heloísa de A. Duarte Valente e Ricardo Santhiago

Editoração: Letra e Voz

Ano: 2010

Cidade: São Paulo

ISBN: 978-85-62959-06-6

Realização: Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid

Apoio: FAPESP - Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo