O tema do 5º Encontro de Música e Mídia, E(st)éticas do Som, procurou atender a uma abordagem multidisciplinar da linguagem musical, expressa pelos diversos autores que submeteram seus resultados de pesquisa para análise de um comitê científico e de leitura. Assim como nos Encontros precedentes (As múltiplas vozes da cidade, 2005; Verbalidades, musicalidades: temas, tramas e trânsitos, 2006, As imagens da música, 2007, O Brasil dos Gilbertos: Gilberto Freyre, João Gilberto, Gilberto Gil e Gilberto Mendes, 2008), o evento científico e artístico reuniu pesquisadores, músicos (compositores, instrumentistas, cantores) e demais estudiosos das áreas que tangenciam a linguagem musical.

“E(st)éticas do som” foi uma sugestão do compositor Paulo Chagas e teve origem nos calorosos debates que se originaram por ocasião do 4º Encontro. A estrutura dos subtemas ficou assim subdividida, contemplando sugestões propostas por Chagas: 1) Som, culturas e comunicação; 2) Som, tecnologias e eletroacústica; 3) Som, discursos e mídia; 4) Música e relações de poder.

Esses blocos temáticos geraram textos escritos, além de palestras, mesas de debates e oficinas, do qual participaram especialistas que gentilmente atenderam ao nosso convite, além de membros do Conselho Consultivo do MusiMid, os Professores Norval Baitello e Martha Ulhôa, além de Christian Marcadet contemplando o “Ano da França no Brasil”.

A edição desta coletânea inclui a íntegra dos textos apresentados e discutidos nos três dias do evento e certamente revela o frescor dos debates que se desenrolaram nos três dias do Encontro.

Esperamos que esta publicação contribua para uma ampliação dos estudos sobre a música e suas numerosas interfaces com as linguagens da mídia.
 

Heloísa de A. Duarte Valente
Ricardo Santhiago
(orgs.)